Reg. Interno

REGIMENTO INTERNO DE COMPETIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO VIAMONENSE DE FUTEBOL DE BOTÃO

CAITULO I – DAS FINALIDADES

ART 001 – O presente regulamento está previsto no artigo 045 do estatuto da AVFB e tem a finalidade de normatizar todas as competições oficiais da entidade, bem como as partidas amistosas que se realizarem em sua sede social.

CAPITULO II – DAS COMPETIÇÕES OFICIAIS E SEUS CRITÉRIOS TÉCNICOS


ART 002 – A AVFB terá suas atividades oficiais desenvolvidas entre os meses de março à primeira quinzena de dezembro de cada ano.

PARAGRAFO ÚNICO -  A sede da AVFB estará a disposição dos associados nos seguintes dias e horários:

                     - na terça-feira das 19:00 às 22:00;
                     - na quintas-feira das 19:00 às 22:00;

ART 003 – Durante o ano, a AVFB promoverá 4 (quatro) competições oficiais para a formação do ranking, são elas:

Torneio Abertura – Competição está de início da temporada será realizada no primeiro semestre do ano, esta competição terá no máximo 24 participantes e a competição será com pontos corridos até que chegamos ao campeão.
Campeonato Municipal – Competição maior da entidade que se realizará durante o mês de março até dezembro, em dois turnos (Taça SAVI e Taça Volta da Figueira), em jogos só de ida, primeiro turno(Taça SAVI) e volta, segundo turno(Taça Volta da Figueira), a competição é dividida em duas chaves iguais de participantes, no primeiro turno os jogos são entre as chaves, para definir um total de oito classificados, quatro de cada chave, os técnicos se enfrentam em quartas de final, semifinal e final, também em jogos só de ida, a partir de 2014 nos jogos de quartas de final, os 4 primeiros jogam pelo empate (Regra oficial da FGFM), nas Semi-Finais e Final, continua-se a computar os pontos da fase anterior, quem tiver mais pontos joga pelo empate!, com a denominação de Taça SAVI. No returno, a fórmula é idêntica, seguindo o mesmo formato, só que sem vantagens até definir o vencedor com a denominação de Taça Volta da Figueira. Se o mesmo técnico vencer os dois turnos do campeonato, é campeão automático. Senão, os dois vencedores de turnos se enfrentam em jogo único, sem vantagem, para definir o título.  A partir da temporada de 2014 o Campeão Municipal levará para o Ranking anual 10 pontos extras!
Taça Cidade de Viamão – Competição onde participa todos os técnicos habilitados,  se enfrentam sempre em jogos eliminatórios na melhor de duas, até a definição do campeão. Nas fases, se classificará quem somar mais pontos, em caso de empate a vaga será definida nas penalidades máximas de 5 botões levantadores, se ocorrer empate, a definição continuará nas penalidades mas somente com cavadores. Lembramos que nesta competição não será avaliado o saldo de gols e gols feitos.
Torneio Figueirão – Competição comemorativa e aberta a outras entidades onde poderemos fazer uma integração com as co-irmãs, está competição terá no máximo 64 participantes divididos em 5 categorias, Cavado, Sênior, Master, Junior e Prata. 
Troféu Figueirão(Livre) - Primeira Fase Serão 25 técnicos divididos em 5 grupos de 5 técnicos, se classificando para segunda fase os 3 primeiros de cada grupo, mais o melhor quarto colocado. Segunda Fase: Serão 16 técnicos divididos em confrontos diretos com vantagem, conforme o somatório de todas as fases, lembrando que o melhor primeiro pegará o melhor quarto classificado e o restante vai para o sorteio mas evitando confronto entre os primeiros de cada chave. Terceira Fase: Quartas de Finais Serão 08 técnicos dividido em confrontos com vantagem, conforme o somatório de todas as fases. Quarta Fase: Semi Finais Serão 04 técnicos dividido em confrontos com vantagem, conforme o somatório de todas as fases. Quinta Fase: As Finais da competição será decidida em os 2 melhores sem vantagem, se ocorrer empate no tempo normal ocorrerá penalidades a distância para se conhecer o "campeão". 
 Troféu Ficus(Sênior) e Figo(Master) - Primeira Fase: Serão 15 técnicos no Ficus(Sênior), divididos em 3 grupos de 5 técnicos, 18 técnicos no Figo(Master), dividido em 3 grupos de 6 técnicos, onde vão se classificar para segunda fase os 2 primeiros de cada grupo, mais os 2 melhores terceiros colocado. Segunda Fase: Quartas de Finais, serão 08 técnicos divididos em confrontos diretos com vantagem, conforme o somatório de todas as fases, lembrando que os 2 melhores primeiro pegarão os 2 melhores terceiros classificado e o restante vai para o sorteio mas evitando confronto entre os primeiros de cada chave. Terceira Fase: Semi Finais, serão 04 técnicos dividido em confrontos com vantagem, conforme o somatório de todas as fases. Quarta Fase: As Finais da competição será decidida em os 2 melhores sem vantagem, se ocorrer empate no tempo normal ocorrerá penalidades a distância para se conhecer o "campeão" 
Troféu Figueira (Prata) - Primeira Fase: Serão todos os técnicos eliminados em todas as competições, divididos em confrontos direto sem vantagem, lembrando que tentaremos evitar confrontos das mesma entidades. Se ocorrer empate no tempo normal ocorrerá penalidades a distância para se conhecer o classificado. Segunda Fase: Serão 16 técnicos dividido em confrontos direto com vantagem, conforme o somatório de todas as fases. Terceira Fase: Quartas de Finais, serão 08 técnicos dividido em confrontos com vantagem, conforme o somatório de todas as fases. Quarta Fase: Semi Finais, serão 04 técnicos dividido em confrontos com vantagem, conforme o somatório de todas as fases. Quinta Fase: As Finais da competição será decidida em os 2 melhores sem vantagem, ocorrendo empate no tempo normal ocorrerá penalidades a distância para se conhecer o classificado.
Campeonatos Municipais Sênior, Master e Junior – Está competição só ocorrerá que houver no mínimo 4 participantes podendo chegar no máximo de 32 participantes e a competição será na 1ª fase: 8 grupos de 4 participantes, onde se classificam 2 de cada grupo, já na 2ª fase teremos novamente 4 grupos de 4 participantes onde se classificam 2 de cada grupo, na  3ª fase serão 2 grupos de 4 participantes ou eliminatória simples entre os 8 classificados, na 4ª fase, semifinais, eliminatória simples  e na 5ª fase, final (decisão do título de campeão), eliminatória simples. Lembramos que a idade limite para a categoria Junior é 18 anos e a categoria Sênior é de 45 em diante.
Torneio Itapuã – Competição está de encerramento da temporada será realizada no segundo semestre do ano, esta competição terá no máximo 32 participantes e a competição será na 1ª fase: 8 grupos de 4 participantes, onde se classificam 2 de cada grupo, já na 2ª fase teremos novamente 4 grupos de 4 participantes onde se classificam 2 de cada grupo, na  3ª fase serão 2 grupos de 4 participantes ou eliminatória simples entre os 8 classificados, na 4ª fase, semifinais, eliminatória simples  e na 5ª fase, final (decisão do título de campeão), eliminatória simples.

                      PARAGRAFO 1 – Compete a diretoria técnica elaborar estas competições e estabelecer as suas datas.

                     PARAGRAFO 2 – Fica estabelecido uma mensalidade em 2018 de R$25,00 já incluindo o valor da SAVI,  competições oficiais da FGFM é de responsabilidade de cada técnico pagar a sua inscrição com exceção do campeão da  temporada anterior.

ART  004 – Todos os jogos disputados na sede da SAVI, os técnicos e árbitros envolvidos deverão estar trajados com calça ou bermuda, camiseta se possível da AVFB e tênis, ou fardamento se possível deve estar de acordo com a agremiação a qual ele representa.

                  PARAGRAFO ÚNICO – Em competições externas os técnicos que representarão a AVFB terão que obrigatoriamente estarem fardados com o uniforme da entidade.

ART 005 – Se um técnico não puder comparecer para disputar o jogo em data ou horário estipulado no carnet da competição, o mesmo deverá manter contato com o adversário no grupo de whats visando a sua transferência.

ART 006 – Por ocasião da inscrição de um técnico em uma competição da AVFB, ele terá o direito de escolher um nome para representar o seu time nas competições.

ART 007 – Em qualquer jogo noturno ou mesmo aquele em que seja necessário luz artificial e antes do seu termino normal, faltar energia, os competidores deverão esperar 30 minutos pela volta da luz. Caso não volte a partida estará suspensa.

ART 008 – Qualquer jogo suspenso por falta de luz, será reiniciado em dia e horário a serem novamente marcados e deverá ser jogado os minutos restantes da partida original.

ART 009 – Os critérios de desempate para todas as competições da AVFB serão os seguintes:

a) - maior número de pontos; 
b) - maior número de vitórias;
c) - confronto direto quando tiver chave
c) - maior número de saldo de gols;
d) - 5 pênaltis a distância, em caso de empate 1 por sequencia com cavador.

ART 010 – Na disputas de pênaltis à distância os técnicos poderão utilizar botões que pertençam ao plantel ( mesmo desenho ), sendo que na primeira série será permitido a livre escolha dos cinco botões e nas séries subsequentes apenas botões cavadores( zero grau), na seguinte forma:

a) o jogador que bate o pênalti deve estar colocado dentro da meia lua do campo frontal ao defensor.
b) o goleiro deverá obedecer o disposto na letra " c " do parágrafo único do art. 20 da regra brasileira de futebol de mesa.
c) será considerado "pênalti executado" o disposto no § 1º do art. 8º da regra brasileira de futebol de mesa.
d) será considerado " gol " o disposto no § 1º do art.12 da regra brasileira de futebol de mesa, sendo válido inclusive a rebatida durante a consumação do lance.

CAITULO  III – DAS TRANSGRESSÒES DISCIPLINARES


ART  011 – Fica terminantemente proibido fumar na área de jogos.

ART 012 – Fica terminantemente proibido durante as partidas qualquer manifestação de algazarra ou outras atitudes que possam ofender os competidores.

ART 013 – Aos técnicos que utilizarem de ofensa moral para qualquer pessoa, que for gestos obscenos, palavras de baixo calão ou ainda por qualquer manifestação agressiva, estará afastado da entidade por 1 ano.

ART 014 – Aos técnicos abandonarem uma competição ou aquele que na mesma competição der WO estrá afastado da entidade por 1 ano.

CAITULO IV – RANKING AVFB

ART 015 – O ranking tem a função de estabelecer um critério para definição do campeão da temporada como também a formação da equipe para o Estadual.

                     PARAGRAFO ÚNICO – A pontuação no ranking será feita através do somatório dos pontos do ano em vigor, este critério denominado ranking geral, mas também temos o ranking do Municipal, onde será somado somente os pontos das competições que formam o 1º e 2º turnos.

ART 015 – A pontuação para o ranking da AVFB será