Neste último final de semana foi realizado o VI Campeonato Estadual Individual da Modalidade Liso, o maior até então, por contar com a participação de 40 botonistas de 11 clubes filiados à FGFM. Ficou evidente a continuidade do crescimento da modalidade, pois apesar do alto número de participantes, ainda havia interessados em jogar que infelizmente não conseguiram vagas.
A competição foi sediada pela Academia de Futebol de Mesa no Dunas Clube, em Pelotas, sob organização da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, com a mesa organizadora sendo comandada pelo Diretor Técnico Jader Moralles. Destaque para as mesas disponibilizadas, que além de adequadas para a prática do liso, a maioria contava com estruturas de apoio inteiriças e reguláveis, o que evita as “caídas” nos jogos da modalidade liso.
Devido ao alto nível técnico, logo na primeira fase já foi possível a formação de “chaves da morte”, de cara eliminando alguns botonistas que poderiam até mesmo brigar pelo título. Vinte botonistas passaram à segunda fase, classificando 12 para a terceira, que formou 4 chaves de 3 atletas, na seguinte formação:
Chave 1: Alex (ARFM), Pedrinho (Academia) e Jéferson (COP)
Chave 2: Vinhas (Academia), Mário (AFM Caxias) e Robson (HPC)
Chave 3: Augusto (Academia), Mateus (Academia) e Yago (CMPA)
Chave 4: Maciel (AFM Caxias), Rodrigo (AFUMEPA) e Osmar (Academia)
Classificando-se 2 de cada chave, 8 botonistas formaram as quartas-de-final. Destaque para a Academia de Futebol de Mesa, que possuía metade dos classificados. Segue abaixo os resultados:
Alex* (ARFM) 0 x 0 Mateus (Academia)
Rodrigo* (AFUMEPA) 1 x 0 Pedrinho (Academia)
Yago (CMPA) 0 x 0 Robson (HPC)
Vinhas* (Academia) 2 x 0 Osmar (Academia)
Marcelo Vinhas e Rodrigo Oliveira venceram seus confrontos contra Osmar Iost Jr e Pedrinho Hallal, respectivamente. Alex Degani fez valer a vantagem do empate contra Mateus Pierobom e Robson Bauer venceu o jovem e promissor Yago Mielke nos pênaltis. Foram formadas as semifinais.
Alex* (ARFM) 1 x 1 Rodrigo (AFUMEPA)
Vinhas* (Academia) 0 x 0 Robson (HPC)
Alex, apesar de possuir vantagem, enfrentou dificuldades contra Rodrigo, que ainda teve no último lance do jogo a chance de vencer em um chute de longa distancia. Na outra semi-final, Vinhas dominou o jogo no primeiro tempo, mas foi Robson quem esteve melhor no segundo e a partida terminou em 0x0, fazendo valer a vantagem de Vinhas.
Na grande final, um grande jogo. De um lado Marcelo Vinhas buscava o tri-campeonato jogando em casa. Do outro Alex Degani, acostumado a empilhar títulos nos cavados, estreava em competições oficiais de liso. Ambos os técnicos possuíam as melhores campanhas da competição e estavam invictos até o momento. A vantagem era de Alex.
O jogo começa com Vinhas indo para cima, criando oportunidade para um chute de longa distância e abrindo o placar logo aos 7 minutos. Três minutos depois Vinhas ainda recebe um dois lances e converte. O jogo poderia parecer “morto”, mas Alex, também recebendo um dois lances, consegue descontar ainda no primeiro tempo.
No segundo, Alex segue buscando o jogo com lançamentos e cavadas precisas, tendo mais duas oportunidades de chute e convertendo ambas, virando o placar da partida de forma quase inimaginável. Com certeza foi uma final histórica, um jogo de 5 chutes e 5 gols, um jogo que deu a Alex Degani (ARFM) o título de Campeão Gaúcho da Modalidade Liso.
A próxima edição desta competição será realizada em Caxias do Sul (AFM Caxias).
Nenhum comentário:
Postar um comentário